Dança Suzano

Dança Suzano -  Acervo SMC

Suzano, uma cidade com olhar para a dança
A atual gestão da cidade de Suzano trouxe uma série de inovações para a cidade, na área da Cultura com o objetivo de fortalecer, fomentar e dar acessibilidade na arte devido a sua visão de políticas públicas e políticas culturais.  Entre as diversas atividades realizadas pela Secretaria de Cultura estão as oficinas, e entre elas, as oficinas de dança.
A maior preocupação com relação às oficinas de dança é, não apenas dar formação técnica, mas também proporcionar formação cultural. Hoje a Secretaria conta com uma coordenadoria de dança, é formada por dois articuladores culturais e quatro professoras, que oferecem curso de balé clássico, dança contemporânea e dança afro.
Essas aulas são oferecidas á população em três centros culturais da cidade (Centro Cultural Colorado, Boa Vista e Palmeiras), além do Centro de Educação e Cultura Francisco Carlos Moriconi, onde se localiza a Secretaria de Cultura. Essa descentralização dos centros culturais, e conseqüentemente das oficinas, propicia o acesso à dança e à arte em geral, que é uma das faces da formação cultural.
Outro ponto importante são os espetáculos e festivais de dança que são trazidos para a cidade. Estes espetáculos servem como referencia para os alunos, tanto das oficinas da prefeitura quanto das academias particulares, e isso se comprova, uma vez que vários alunos de dança de Suzano, que viram os espetáculos, seguiram carreira, alcançando muitas vezes, reconhecimento internacional.  Só por parte da Secretaria de Cultura, são atendidos em média 500 alunos por ano,  sem contar as academias particulares. Isso mostra o potencial da cidade em relação ao  cenário da dança atual. O projeto macro de dança pensado para Suzano tem a  preocupação com a movimentação desse segmento por toda a cidade, por isso surge o conceito Dança Suzano, projeto com ações como Workshop, Palestras, oficinas,  espetáculos de circulação de composições coreográficas, Balé Afro, feira de dança,  Núcleo de pesquisa, Espetáculos de referência e a semana da dança. Essas ações tem  como foco formação de  público, profissionais da área e a fomentação da Arte da Dança na cidade.