sábado, 28 de abril de 2012

11º Seminário Internacional de Violão Vital Medeiros inicia hoje em Suzano

Diário de Suzano ed.: 9188 - 28 de abril de 2012

A Prefeitura de Suzano, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, realiza a partir de hoje até terça-feira o 11º Seminário Internacional de Violão Vital Medeiros, no Teatro Municipal Dr. Armando de Ré, localizado na Rua General Francisco Glicério, 1.354 - Centro. O evento faz parte das comemorações do aniversário de Suzano e trará à cidade músicos renomados da Europa, América Latina e Estados Unidos. A entrada é gratuita.

Idealizado, produzido e organizado por Juraci Barros, viúva de Vital Medeiros, com direção artística e organização de Gilson Antunes, o seminário busca manter e perpetuar a memória do violonista, professor e divulgador do instrumento mais popular do país. O seminário também é uma forma de aproximar estudantes e artistas brasileiros e de países vizinhos, que se inscrevem para participar das palestras e aulas com profissionais de renome mundial.

"O seminário é reconhecido internacionalmente como o maior festival da América Latina. A nossa expectativa é muito grande, porque as pessoas saem de muito longe para ter contato com esses grandes profissionais, cada um com seu estilo", destaca Juraci Barros. Para a edição deste ano, o seminário já recebeu inscrições de músicos da Argentina, Venezuela, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Campo Grande, Salvador e Goiânia, entre outras localidades.

O seminário será aberto hoje, às 8h30, com uma apresentação sobre o histórico e a importância do evento. Na sequência, haverá um workshop sobre Lutheria, construção e manutenção de instrumentos de corda. No final da manhã, os participantes poderão conferir os recitais dos violinistas Marcelly Rosa e do argentino Robinson Degregorio.

No período da tarde e nos demais dias de evento, a programação segue com aulas de violão, workshops, palestras e recitais. Entre os nomes de destaque que participam desta edição estão os violonistas brasileiros Guilherme Vincens e Paulo Porto; o italiano Stefano Raponi; o inglês Jonathan Leatwo; o americano Robert Trent; o português Pedro Rodrigues, que já foi capa da revista americana "Guitar Play", uma das principais publicações sobre violão do mundo; e do brasileiro naturalizado suíço Dagoberto Linhares. Este último vive fora do país desde 1974 e pediu para participar do seminário, devido à repercussão do evento e incentivo à música no Brasil.

 

EDIÇÃO ANTERIOR Na edição do ano passado, mais de 30 profissionais do violão se reuniram nos quatro dias de intensa troca de informações e idéias a respeito do mais popular instrumento do mundo. E foram realizadas três homenagens: aos 10 anos do Seminário Vital Medeiros, aos 10 anos da morte de Abel Carlevaro - ícone do violão latino-americano -; e ao compositor Roberto Victorio.

http://www.diariodesuzano.com.br/noticia.php?caderno=d&id=18468

Nenhum comentário:

Postar um comentário